Vitória, Vila Velha e Serra saem do risco alto e comércio terá novo esquema de funcionamento. Veja como fica!

Fonte: Folha de Vitória

O novo Mapa de Risco do Espírito Santo passa a vigorar nesta segunda-feira (20), com muitas mudanças. Após várias semanas apenas com cidades em risco alto e moderado, o mapa trás 19 cidades em risco baixo e, pela primeira vez desde o início da configuração dos mapas, Vitória, Serra e Vila Velha estão na lista com o risco moderado.

Com a nova configuração, o comércio dos municípios de quase toda Grande Vitória está liberado para funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, sem a necessidade de revezamento ou rodízio. Vitória, Serra, Viana, Vila Velha, Fundão e Guarapari estão nesta lista. Apenas Cariacica segue em risco alto, na região metropolitana.

A mudança nos municípios da Grande Vitória aconteceu, segundo o governador Renato Casagrande, após a queda na ocupação de leitos de UTI, que agora está abaixo de 80% [está em 76%]. Porém, mesmo com a leve melhora, o momento ainda requer cautela.

“A situação da pandemia ainda é preocupante. Nós estamos acompanhando muito de perto. A transmissão caiu na Grande Vitória e no interior. Na Grande Vitória caiu mais porque o ciclo epidemiológico veio primeiro e no interior caiu, mas continua crescente. Hoje, o crescimento está muito concentrado em regiões do entorno de Colatina, Linhares, Aracruz e Guarapari. O momento exige cautela em todo o Estado. Não existe município que a gente possa cruzar os braços e achar que a pandemia acabou. Não acabou.”, reforçou Casagrande, que ainda ressaltou que a limitação de horário acontece para não sobrecarregar o sistema de transporte público do Estado.

Veja como fica o funcionamento do comércio nas cidades de risco moderado:

Lojas e comércio em geral

Funcionam de segunda a sexta-feira das 10h às 16h. A utilização de máscaras e álcool em gel continua sendo obrigatória.

Lanchonetes e restaurantes

Nas cidades com risco moderado, os restaurantes e lanchonetes poderão funcionar entre 10h e 18h e também aos sábados, até às 16 horas. Aos domingos estes estabelecimentos ficam fechados, podendo funcionar com serviços de entrega.

Academias

Academias de ginástica nos municípios de risco moderado não estão mais limitados ao atendimento de até cinco alunos, de forma simultânea, mediante agendamento. A regra permanece em vigor nas cidades classificadas como risco alto. No entanto, todos os municípios devem continuar a seguir o protocolo de distanciamento mínimo entre os usuários, além da obrigação de utilização de máscaras e álcool em gel.

Veja a lista com a situação de cada cidade:

Risco Alto:

Alto Rio Novo Aracruz, Bom Jesus do Norte, Cariacica, Colatina Ibiraçu, Linhares, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Presidente Kennedy, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Sooretama e Vila Valério.

Risco Moderado:

Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Anchieta, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Conceição da Barra, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Montanha, Mucurici, Muqui, Pancas, Pinheiros, Piúma, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.

Risco baixo:

Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Brejetuba, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Governador Lindenberg, Ibatiba, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Muniz Freire, Pedro Canário, Ponto Belo, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante e Vila Pavão.

Publicado por

Sindloc ES

Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos Automotores no Estado do Espírito Santo (Sindloc-ES)

Deixe um comentário